Relatório da Visita ás escolas de Música de Matosinhos

Conclusão


Relativamente aos objectivos traçados no inicio do segundo período, o grupo acha que cumpriu com a sua maioria.
Para o próximo período pretendemos analisar os dados recolhidos pelos inquéritos, e tentaremos convidar algum grupo musical para dar um concerto na escola.

Violoncelo


O violoncelo, também conhecido como cello, é o segundo maior instrumento musical da família dos instrumentos de corda. Possui quatro cordas e distingue-se dos outros instrumentos pelo seu grande tamanho, fazendo com que tenha que se apoiar ao chão

A característica padrão do instrumento foi estabelecida por Stradivarius, em 1680. A partir dos "Concertos Espirituais", de Boccherini, o violoncelo passou a ser tratado como solista, e não somente como um instrumento para compor o naipe de cordas.

Para tocá-lo, o músico deve estar sentado, com o instrumento entre os joelhos. As quatro cordas são afinadas em Dó, Sol, Ré e Lá, como na viola, mas uma oitava mais grave. As composições para violoncelo são escritas fundamentalmente em clave de Fá na quarta linha. O alcance do violoncelo é de duas oitavas abaixo do dó médio.

Guitarra


O nome guitarra refere-se a uma série de instrumentos de cordas beliscadas, que possuem geralmente de 4 a 12 cordas tensionadas ao longo do instrumento e possuem um corpo com formato aproximado de um 8 (embora também existam em diversos outros formatos), além de um braço, sobre o qual as cordas passam, permitindo ao executante controlar a altura da nota produzida. Existem versões acústicas, que possuem caixa de ressonância e elétricas, que podem ou não possuir caixa de ressonância, mas utilizam captadores e amplificadores para aumentar a intensidade sonora do instrumento.

Viola


A viola é um instrumento musical da família do violino, sendo mais grave, e caracteriza - se  por um som mais doce e menos estridente que o do violino.

Piano


Um piano é um instrumento musical de corda percutida
As cordas vibram e produzem o som. Como instrumento de cordas percutidas activado por um teclado, o piano é semelhante ao clavicórdio e ao cravo. Os três instrumentos diferem no entanto no mecanismo de produção de som. Num cravo as cordas são beliscadas. Num clavicórdio as cordas são batidas por martelos que permanecem em contacto com a corda. No piano o martelo ressalta de imediato após tocar nas cordas e deixa a corda vibrar livremente.
O piano é utilizado , no jazz, para a performance solo e para acompanhamento. É um instrumento muito popular.. Embora não seja portátil e tenha um preço caro, o piano é um instrumento versátil, uma das características que o tornou um dos instrumentos musicais mais conhecidos pelo mundo.

Acordeão


O acordeão é um instrumento musical arefóne , composto por um fole, um diapasão e duas caixas harmónicas de madeira.
O som do acordeão é criado forçando o ar do fole por entre duas palhetas (localizadas no chamado castelo, dentro do fole), que vibram mais grave ou agudo de acordo com a distância entre elas (quando mais distantes, mais grave o som). Quanto mais forte o ar é forçado, mais alto é o som.

Saxofone


Saxofone, também conhecido simplesmente como sax, é um instrumento de sopro inventado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século XIX.
Embora seja feito de metal, o saxofone pertence à família das madeiras, pois o seu som é emitido a partir da vibração de uma palheta de madeira que fica fixada à boquilha.

Clarinete


O clarinete, é um instrumento musical de sopro constituído por um tubo cilíndrico de madeira com uma bocarra cónica de uma única palheta e chaves ("botões" metálicos, servem para tapar orifícios onde os dedos não chegam). Possui quatro registos: grave, médio, agudo e super agudo. Quem toca o clarinete é chamado de clarinetista.
O clarinete é um instrumento musical considerado por muitos um instrumento unicamente de “Música Erudita”. Mas isso não é verdade. O clarinete é um instrumento muito versátil e é utilizado em vários estilos musicais:, Música Romântica, Jazz, Blues e muito mais.

Bateria


A bateria é constituída por um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percutidos por um único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.

Triângulo


O triângulo é um instrumento musical de percussão feito de metal e usado nos grupos folclóricos. Pode também ser incluído na secção de percussão de uma orquestra ou de uma banda de musica.
Normalmente é feito de ferro ou aço, mas podem ser encontrados em alumínio. O som do instrumento é obtido por percussão, através do movimento do bastão que bate no triângulo em sincronia com a mão que o segura e determina o som aberto (com maior sustentação) ou fechado.

Xilofone


O Xilofone é o nome genérico para vários instrumentos musicais, que consistem em várias lâminas de madeira dispostas cromaticamente. Entre os instrumentos que se podem considerar como xilofones destaca-se o xilofone (propriamente dito), a marimba, o balafon, etc.
O Xilofone propriamente dito é um instrumento musical definido como de percussão, de altura definida ou de som determinado.
Apareceu nas orquestras no século XIX.

Adufe


O adufe é um instrumento musical da família da pele. A sua altura é indeterminada e a sua duração de som é curta.
Foi introduzido pelos árabes na península Ibérica entre os séculos VIII e XII. Hoje, encontra-se essencialmente concentrado no distrito de Castelo Branco, onde é executado exclusivamente por mulheres, acompanhando o canto em festas e romarias.

Pandeireta


A Pandeireta é um instrumento musical de percussão usado em músicas tradicionais de vários países Europeus como é o caso da Rússia, Espanha, Portugal, etc. Tem permanecido desde dos tempos romanos. No seu formato mais conhecido a pandeireta é constituída por um aro circular (geralmente de madeira) cujo centro é coberto por uma camada de pele. É constituído ainda por um conjunto de soalhas metálicas, agregadas aos pares.

Reco- Reco


Reco – Reco é um termo genérico dos instrumentos idiófonos que
produzem som por atrito.
A forma mais comum é constituída de um gomo de bambu ou uma pequena ripa de madeira com talhos transversais.
A fricção de um pauzinho sobre os talhos produz um som de raspagem

Bombo



Bombo
O bombo é um cilindro, geralmente de madeira, de grande dimensão de som grave e seco, em que cujos extremos se ajustam numa membrana esticada.

O que é um Instrumento Musical?

Um instrumento musical é um objecto, construído com o propósito de produzir música. Os vários tipos de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das mais comuns, a divisão de acordo com a forma pela qual o som é produzido.
Podem-se distinguir três tipos de instrumentos:
 
- Instrumentos de cordas
 
- Instrumentos de percussão
 
- Instrumento de sopro
 
- Instrumento de teclas

Pop


Música pop é um género musical que apresenta um ritmo específico.
As origens deste género remonta para o Folk, o jazz, e o rock and roll.
Surgiu na década 50 nos Estados Unidos e na Inglaterra.
o principal ícone da actualidade é Madonna: " Rainha do Pop"

Os principais instrumentos utilizados são:
Guitarra
Contrabaixo
vocal




Hung up - Madonna

Hip Hop


As suas raízes remontam a 1977 quando um disc- jokey jamaicano, Clive Hercules Campell, emigrou para os Estados Unidos.
Génio do “sound system” da Jamaica, inventou um sistema que ficou pronto em 1973: as instalações eram mais potentes que as habituais discotecas e garantiam um som límpido. Mas depressa ficou desiludido: através do seu trabalho de disc- jokey comprovou que no Bronx ninguém queria saber do Regaae.
Assim, para criar ambiente propício para chamar pessoas começou a recitar slogans rimados sobre uma base de Funk, e as pessoas começaram a dançar.
Grandmaster Flash, experiente disc- jokey contribuiu posteriormente para a configuração do Hip Hop.
Outros pioneiros do Hip Hop foram Run DMC, ou seja, Joe Simmouns e Darly Mcdaniels, dois nova iorquinos que se estrearam em 1983.
A música hip hop não deve ser confundida com o rap (rhythm and poetry), pois este tem estrutura divergente da música hip hop em vários pontos, apesar de terem pontos em comum. Existem rappers que não tocam hip hop, como Eminem e Racionais MC's, assim como existem músicos de hip hop que não fazem rap.
os principais instrumentos utilizados são: vocal, disco, caixa de ritmos...



Lauryn Hill & Gorillaz - Feelin All Right ( Djs Mcs United Slow Garage And Hip Hop Remix).mp3 -

Regaae


Em meados dos anos setenta, o regaae , que já era popular graças a músicos como Jimmy Cliff, Bob Marley e Peter Tosh, difundiu-se por todo o mundo.
No entanto, as raízes do regaae eram muito mais antigas: enquanto que nos EUA, grande parte dos Rhythm and Blues se tornava soul, na Jamaica arrancava um novo género. Musicalmente, este género Calypso com a Rumba, o Folk africano, os cantos espirituais dos escravos negros das Caraíbas.
O nome deriva de “Do the Regay”, um tema de Toots and the Maytals, publicado em 1968.
Entre os primeiros mestres do Regaae estavam Jimmy Clifft e Johny Nash. Entretanto, este novo género, começou a ter grande êxito nos subúrbios londrinos, onde a população jamaicana era numerosa.
Com Bob Marley and the waileirs o Regaae tornou-se nos anos setenta um fenómeno de massas.
Porem o grande êxito deste género encontrou um obstáculo dentro da música negra com a explosão do rock psicodélico.
Os principais instrumentos utilizados é o baixo, a bateria, o órgão…


Reggae Night - Jimmy Cliff

Musica Disco


O fenómeno da música disco foi desenvolvido quase exclusivamente em laboratório: criado nos estúdios de gravação e posta á prova nas discotecas, locais que se tornavam sitio de consumo privilegiado
Durante alguns anos, a disco music, monopolizou a atenção da industria discográfica e dos meios de comunicação, sufocando o prtagonismo que tinha o rock, desde os anos 50.
O ano mágico para este género foi 1977, ano de “Saturday night fever” , o filme protagonizado por John Travolta, personagem que popularizou em todo o mundo a moda de passar a noite na discoteca. Contudo, antes deste filme houve muitos sinais que já indicavam em desenvolvimento de uma produção musical orientada para a dança.
O rock sofreu a influencia deste fenómeno, dado que músicos como Rodstewart e os Rolllings Stores, incluíram nos seus reportórios composições com evidentes referencias ao novo género.
Uma grande parte da música disco deriva do soul e da black music.
Alguns artistas musicais encontraram neste género um caminho para o êxito como aconteceu com Donna Summer, que veio a tornar-se a Rainha da música Disco.
os principais instrumentos itilizados são: vocal, bateria, guitarra eléctrica, metais...


80s Music Disco SATURDAY NIGHT JHARO FEVER" - DJ JHARO

Gospel


O panorama de música negra nos EUA no reportório de inspiração religiosa adquiriu uma importância precisa e decisiva.
É um reportório que tem uma história própria, mas que também recolhe formas musicais pertencentes ao reportório profano, sejam vocais ou instrumentais.
O gospel, tem uma componente instrumental, que representa o lado mais moderno do canto religioso. É difícil determinar o seu nascimento: sustenta-se que surgiu por volta de 1930, impulsionado por Thomas A. Porsey e Sallie Martin.
Durante a escravatura, o canto religioso negro enriqueceu-se com a comparação entre os hinos protestantes brancos e as diversas tradições africanas.
Entre os autores que exerceram maior influencia estiveram Isaac Watts e Charles Wesley.
A Invenção do disco permitiu que o Gospel encontra-se uma difusão que ia para além do húmus social do que surgira e que era expressão.
Com o disco sacerdotes e protestantes como A. M. Nix e F. W. Mcghee alcançaram grande notoriedade nos anos 20.
os principais instrumentos utilizados são: piano, guitarra, bateria, baixo...


ao único - Aline Barros - www.mp3mp4mp5pl

Ópera


A ópera é um género artístico que consiste num drama encenado com música.
O drama é apresentado utilizando os elementos típicos do teatro, tais como cenografia, vestuários e actuação. No entanto, a letra da ópera é cantada em lugar de ser falada. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma orquestra sinfónica completa.
Os cantores e seus personagens são classificados de acordo com seus timbres vocais. Os cantores masculinos classificam-se em baixo, baixo-barítono (ou baixo-cantor), barítono, tenor e contratenor. As cantoras femininas classificam-se em contralto, mezzo-soprano e soprano. Cada uma destas classificações tem subdivisões
Os principais instrumentos utilizados são teclado, vocal, cordas...



A Opera foi uma vez definida como ” Uma peça representando a vida noutro mundo, cujos habitantes cantam em vez de discursarem, fazem gestos em vez de movimentos e têm atitudes e em vez de posturas” (Ambrose bierce)


Ave Maria - Schubert - Pavarotti